Mário Cabrita Gil

RES EXTENSA, OU CORPO MÁQUINA

        ANOS 2000 res extensa ou corpo máquina inter somnia insomnia do espaço e do tempo - instalação do espaço e do tempo - vídeo making of do espaço e do tempo in sinu matris - instalação in sinu matris - texturas horizont(e) / documentário cidade reinventada sombras o entardecer em alfama 13 artistas | arte digital instalação - golfinhos XIV bienal de cerveira on europe discursos - IV ANOS 1990 ANOS 1980 OUTRAS EXPO 1980 BIOGRAFIA

inaugurou no dia 12.12.2015 termina no dia 30.04.2016

m|i|mo - museu da imagem em movimento

exposição intitulada

res extensa, ou corpo máquina

curadoria

Ana David Mendes

link para vídeo da inauguração

Res extensa, ou corpo máquina

Fotografias de Mário Cabrita Gil

Texto Abertura

As fotografias de Mário Cabrita Gil que integram esta exposição exploram o ato médico, como um ato artístico, recuperando uma relação do

homem-ciência, e explorando as fronteira entre arte e tecnologia. Tal como a “magia naturalis” de della Porta despertou a curiosidade das

experiências científicas, em meados do Século XV.

Numa abordagem “renascentista” da imagem fotográfica na era digital, em que se apropria de um médium técnico exclusivo da medicina para

explorar as fronteiras de um universo invisível ao olho humano, Mário Cabrita Gil opera uma transformação do ato fotográfico, tal como o fez

Augusto Bobone em 1896, com as suas “Foto-radiografias”.

Se em 1890 Marey experimenta o dispositivo fotográfico para ver e documentar o corpo em movimento assim como fotografar “o invisível” do

corpo, Mário Cabrita Gil entra pelo corpo dentro, neste caso o seu, e expõem-se sem preconceitos, transformando a relação corpo-máquina numa

relação plástica com o espectador. 

A simulação ecográfica de corpo “uterino”, re-cria um corpo máquina, capaz de se reinventar para voltar a nascer num universo puramente

ficcional, o de uma nova era da fotografia digital. 

Ao substituir o médico pelo espectador, Mário Cabrita Gil altera a matéria e a génese conceptual da imagem do corpo, ou “rés extensa”, em

objeto artístico. 

Ana David Mendes

Nota: As Fotografias foram cedidas gentilmente por Mário Cabrita Gil.

 

E-Mail

 

English

 

view mobile version